top of page
Agência de viagens

DICAS:
Cuidado
para não 
perder seus
documentos!

VIAGENS NO BRASIL
O RG (cédula de identidade) é necessário para viagens aéreas em todo o território nacional. Além dele, o Ministério da Aernáutica também aceita outros documentos de identificação oficiais equivalentes como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Viagens América do Sul

Alguns países da América do Sul não exigem o Passaporte, sendo assim, o turista pode viajar com o documento nacional de identidade (RG). 

São eles: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai. 

VIAGENS NO EXTERIOR

 

PASSAPORTE e VISTO

Para viagens ao exterior é necessário o Passaporte com validade mínima de 6 meses, e o visto válido, paises como Estados Unidos, Japão, Canadá, Egito, China e Índia, exigem o visto. 

Mais informaçoes sobre visto em: https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/portal-consular/vistos/vistos-para-brasileiros 

A perda ou extravio de seu passaporte é fato grave e pode trazer aborrecimentos, além da perda de tempo. Previna-se, guardando-o cuidadosament. Antes de iniciar a viagem, tire uma cópia do passaporte, pois em caso de extravio, poderá tirar uma segunda via. 

Em caso de extravio, comunique imediatamente as autoridades locais, para que sejam tomadas as devidas providências e comunique imediatamente ao consulado ou embaixada brasileira mais próxima.

Para adquirir o seu passaporte basta acessar: https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-passaporte-comum-para-brasileiro 

 

 

Menores:
Para menores de 12 anos é necessária autorização de ambos os pais. Se o menor viajar em companhia de apenas um dos pais, a autorização do outro é obrigatória. Quando desacompanhado, o menor deverá ser mantido sob a guarda da companhia aérea, tanto em terra quanto a bordo. Maiores de 12 anos e menores de 18 anos devem apresentar autorização judicial para viajar desacompanhados, um documento dispensável quando o passageiro está acompanhado de um dos pais com autorização do outro. As autorizações, obtidas em postos da Vara da Infância, devem ser apresentadas em vias originais e com firma reconhecida em cartório.

Serguro Viagem:

O seguro viagem é muito importante principalmente em viagens internacionais, embora possa também ser contratado para viagens nacionais. Ele funciona como um plano de saúde, mas com datas pré determinadas para a assistência. Por ser obrigatório em muitos países, o seguro é sempre contratado para viagens internacionais, mesmo que um pais não obrigue, é bom contratar porque a maioria dos planos de saúde nacionais não tem cobertura internacional. O seguro viagem não é apenas para casos médicos, emergências, também se pode contratar com opção para cobertura de extravio de bagagens, ou cancelamento de voo por exemplo. 

Portanto, ao viajar, procure contratar um seguro para o período que pretende ficar fora e viaje com tranquilidade.

Países que exigem o seguro viagem: 

AlemanhaÁustriaBélgica, Catar, Cuba, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, FrançaGréciaHolandaHungria, Irã, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Noruega, Portugal, Polônia, República Tcheca, Suíça,  Suécia, Venezuela. 

 

 
bottom of page