aeroporto

DICAS:

Cuidado

para não 

perder seus

documentos!

VIAGENS NO BRASIL
O RG (cédula de identidade) é necessário para viagens aéreas em todo o território nacional. Além dele, o Ministério da Aernáutica também aceita outros documentos de identificação oficiais equivalentes como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Viagens América do Sul

Alguns países da América do Sul não exigem o Passaporte, sendo assim, o turista pode viajar com o documento nacional de identidade (RG). 

São eles: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai. 

VIAGENS NO EXTERIOR

 

PASSAPORTE

Para viagens ao exterior é necessário o Passaporte. É a sua identidade internacional, portanto deves ter muito cuidado e atenção.

A perda ou extravio de seu passaporte é fato grave e pode trazer aborrecimentos, além da perda de tempo. Previna-se, guardando-o cuidadosamente. Não ande com ele no bolso ou na bolsa (exceto durante os vôos). Antes de iniciar a viagem, tire uma ou duas cópias das páginas 1, 2 e 3 e da página em que consta o visto consular.

Deixe seu passaporte original em local seguro no hotel e ande com a cópia. Em caso de extravio, comunique imediatamente as autoridades locais, para que sejam tomadas as devidas providências e comunique imediatamente ao consulado ou embaixada brasileira mais próxima.

Para adquirir o seu passaporte basta acessar: https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-passaporte-comum-para-brasileiro 

 

 

Menores:
Para menores de 12 anos é necessária autorização de ambos os pais. Se o menor viajar em companhia de apenas um dos pais, a autorização do outro é obrigatória. Quando desacompanhado, o menor deverá ser mantido sob a guarda da companhia aérea, tanto em terra quanto a bordo. Maiores de 12 anos e menores de 18 anos devem apresentar autorização judicial para viajar desacompanhados, um documento dispensável quando o passageiro está acompanhado de um dos pais com autorização do outro. As autorizações, obtidas em postos da Vara da Infância, devem ser apresentadas em vias originais e com firma reconhecida em cartório.