top of page

Foz do Iguaçu – A cidade das Cataratas


O Brasil é um país de muitas belezas e que tem atraído muitos turistas. Muitos chegam por causa do clima tropical, o calor, e quando você pergunta a um turista estrangeiro o sobre o Brasil logo falam: samba, praias, calor. É fato que o Brasil possui um extenso litoral com praias paradisíacas e lindíssimas, mas é no Brasil também se encontra as Cataratas do Iguaçu.

A cidade de Foz do Iguaçu está localizada no estado do Paraná, que fica na região sul do Brasil. E faz fronteira com a Argentina – Cidade Puerto Iguazu e com o Paraguai – Ciudad del Este.

Foz do Iguaçu começou a ser habitada a partir de 1881, e havia ali exploração da erva mate e de madeira. Anos depois foi montada uma guarda militar, estabelecendo um marco na fronteira. Com o tempo tornou-se uma vila, e em 1918 foi fundada a cidade de Foz do Iguaçu, mas ainda era uma pequena cidade. Seu desenvolvimento acelerou a partir de 1969 com a inauguração da Rodovia que liga a capital do estado do Paraná – Curitiba até Foz do Iguaçu. O marco do crescimento da cidade foi sem dúvida o início da construção da hidroelétrica de Itaipu.


A partir de 1970 a população passou de 28 mil para mais de 130 mil pessoas. Muitos vieram para trabalhar nas obras e ali se estabeleceram. A Hidroelétrica construída em conjunto com o Paraguai é a segunda maior do mundo e a primeira em produção de energia elétrica limpa e renovável.

A usina além de produzir energia para Brasil e Paraguai, é um ponto turístico muito visitado, claro que todos querem ver essa grande obra da arquitetura mundial.


Foz do Iguaçu tem muitos atrativos turísticos, e o mais procurado por turistas de todo o mundo e mais famoso é sem dúvidas as Cataratas do Iguaçu. O parque nacional das cataratas do Iguaçu foi criado para proteção das cataratas. Iguaçu é um nome da língua indígena Tupi que significa “água grande”. O parque faz divisa com a Argentina que também criou um Parque nacional chamado Iguazu. Ao todo são 275 quedas de água, com uma beleza incrível. Em 1984 os parques tanto do lado Brasileiro como argentino ganharam o título de Patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO.

O passeio no lado Brasileiro em Foz do Iguaçu pode ser realizado em meio dia, e é a vista mais bonita das cataratas. É possível chegar bem perto das quedas de água, pelas pontes elevadas e ver bem de perto a magnifica garganta do Diabo, nome dado a maior das quedas de água, é impressionante.



Apesar das Cataratas do Iguaçu serem o segundo ponto turístico mais visitado do Brasil, a cidade de Foz do Iguaçu ainda tem outros atrativos que os turistas não podem deixar de visitar. Como já falamos, a hidrelétrica de Itaipu, ela também pode ser visitada e temos ainda mais. O parque das aves, um parque que abriga cerca de 900 aves de 150 espécies diferentes. São animais de todo o mundo. O passeio é imperdível, e ainda pode ver outras espécies de animais como répteis, por exemplo.

O parque das aves fica próximo ao parque das Cataratas então pode se fazer os dois passeios no mesmo dia.

Além dos parques, outro atrativo muito visitado é o marco das 3 fronteiras. É de lá que se pode ver os 3 países, Brasil, Argentina e Paraguai.



Algumas curiosidades sobre Foz do Iguaçu: a cidade é uma das mais multiculturais do Brasil, ou seja, descendentes de argentinos, paraguaios, japoneses, alemãs, ucranianos, poloneses, chineses e libaneses, e é a cidade com mais mulçumanos em proporção no Brasil.

Quando visitar Foz do Iguaçu? Sempre! Pode se visitar a cidade durante todo o ano, no verão durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro as temperaturas são mais altas e úmidas na média de 33°C, e no inverno durante os meses de junho, julho e agosto as temperaturas são mais baixas na média de 13°C.

Foz do Iguaçu é uma cidade que precisa estar no seu plano de viagem de todo brasileiro e estrangeiro. O jeito mais rápido e fácil para chegar é de avião, voos diários das principais cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.

Tem planos para visitar Foz do Iguaçu? Entre em contato conosco! Preparamos o programa exclusivo com Foz do Iguaçu com os melhores guias locais!

Gostou das dicas?! Deixe suas perguntas e sugestões nos comentários!


0 comentário

Comments


bottom of page