top of page

Polônia – Vale a pena conhecer!

Podemos começar esse artigo dizendo que a Polônia é um país incrível e pouco explorado pelos brasileiros. Não sabem o que estão perdendo. É claro que quando falam em viajar para a Europa, os países que vem nos primeiros lugares, não encontramos a Polônia, e isso é uma pena, pois é uma joia bem no meio da Europa.

Iremos começar uma série de artigos que irá convencer você leitor de que vale a pena conhecer esse lindo país. Uma série porque é impossível falar de um país com mais de 1000 anos de história em um texto, ou mostrar cidades, paisagens e muitas, muitas curiosidades num único artigo.



Para começar, vamos no básico. Sim, muitas pessoas nem sabem onde fica a Polônia, pois bem, ela está localizada bem no centro da Europa, entre a Alemanha, ao oeste, coladinha com a República Tcheca e Eslováquia ao Sul, e ao leste suas fronteiras se esbarram na Ucrânia, Bielorrússia, Lituânia e com a Rússia devido a um território chamado Kalingrado, que fica ao norte na fronteira com a Lituânia.



A Polônia hoje tem um território de 312 679 km², sendo o 9° maior país da Europa em área.

São mais de 38 milhões de habitantes. A capital da Polonia hoje é Varsóvia, que tem cerca de 2 milhões de habitantes.

A língua oficial é o polonês, de raiz eslava, e nada fácil de aprender para falantes de língua portuguesa.


Embora a Polonia seja membro da União Europeia, ela não adotou o Euro como moeda, o Złoty (PLN) é a moeda oficial no país.

A Polônia é uma República Democrática, que tem o sistema parlamentar, o presidente e primeiro-ministro. Com eleições a cada cinco anos.

O povo polonês é muito patriota, e os símbolos nacionais são seu hino que se chama

“Mazurek Dąbrowskiego”, sua bandeira composta de duas listras, branca e vermelha, e o brasão de armas que é uma águia branca no escudo vermelho.



Além de ser um país rico em história e cultura, religião, que iremos comentar nos próximos artigos, a Polônia tem figuras importantes na história, personalidades que vão de Nicolau Copérnico, Marie Skłodowska-Curie, Chopin, Papa João Paulo II, de Robert Lewandowski melhor jogador do Mundo da Fifa de 2020, vai muito além deles!!

Ficou curioso para saber mais sobre a Polônia?

Deixe nos comentários perguntas e sugestões. Nós como agência brasileira de alma polonesa teremos uma grande alegria em escrever mais sobre a Polônia!






0 comentário

Comentarios


bottom of page