top of page

90 Anos do Cristo Redentor

Neste dia 12 de outubro de 2021, o monumento do Cristo Redentor no Rio de Janeiro completa 90 anos.


Um dos pontos turísticos mais conhecidos do Brasil e do mundo, e escolhido em 2007 como uma das 7 maravilhas do mundo moderno.

A história do Cristo redentor ultrapassa os 90 anos de inauguração. A ideia da construção de um monumento religioso na montanha, chamada de Corcovado, surgiu no ano de 1859, quando um padre francês chamado Pierre-Marie Boss, fez anotações com o sonho e ideia de que se poderia construir uma imagem dedicada a Jesus no alto daquela montanha, que ficava muito próximo de onde ele morava. Muitos anos passaram e a ideia do padre Pierre só começou a ser realizada no ano de 1922, quanto o Brasil estava nos preparativos da festa em comemoração dos 100 anos de independência de Portugal. Nesta ocasião, foi aberto um concurso para projetos e o vencedor foi Heitor Silva Costa. O então presidente do Brasil, Epitácio Pessoa deu autorização para a construção da imagem do Cristo. Logo a igreja católica promoveu a chamara “semana do monumento” onde fiéis de todas as paróquias e igrejas se engajaram para arrecadar dinheiro para essa construção. Toda obra foi financiada pelos fiéis das igrejas do Brasil. Com o dinheiro arrecadado na campanha, começaram as obras. Um personagem importante foi o Escultor Franco-Polonês Maximilian Paul Landowski. Filho de polonês com uma francesa, ele esculpiu em Paris as mãos e a cabeça do Cristo, e foi enviado de Navio para o Rio de Janeiro. O corpo do cristo todo foi construído com concreto, e revestido por uma pedra que é típica na região sudeste do Brasil, chamada de Pedra-Sabão. Foi feito um mosaico dessas pedras, que foram coladas pelas mulheres voluntarias das igrejas católicas do Rio de Janeiro. O monumento é em arte Décor e durante a construção, todo material para obra era levado de trem até o alto da montanha. E uma curiosidade, mesmo uma construção tão perigosa, no alto de uma montanha de 710 metros, não ocorreu nenhum acidente.

Depois de alguns anos de obras, finalmente em 12 de outubro de 1931 foi organizada uma festa com santa missa, para a inauguração da imagem do Cristo Redentor, nesse dia que a igreja católica do Brasil comemora a sua patrona: Nossa Senhora Aparecida.

Hoje o monumento do Cristo Redentor, é um santuário da Igreja católica, mantido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, que administra e cuida do monumento. Ele tem 38 metros de altura, e pode ser avistado de vários pontos da Cidade do Rio de Janeiro, e cidades próximas. Todos os anos, milhares de turistas e peregrinos visitam o Cristo Redentor, e podem ser celebrados missas, casamentos, e batismos na capela aos pés da imagem.

Parabéns ao mais famoso monumento do Brasil!

0 comentário
bottom of page