top of page

Aqueduto da Lapa e Escadaria Selarón

Uma viagem ao Rio de Janeiro, são necessários pelo menos 2 dias inteiros para conhecer os principais atrativos da cidade. Além dos famosos pontos turísticos como o Pão de Açúcar e Cristo Redentor, a cidade tem atrações incríveis como essas duas que iremos mostrar neste post.



Primeiro vamos descrever sobre os Arcos da Lapa. Um antigo aqueduto que foi construído nos anos 1600 para transportar a água que vinha das nascentes na Floresta da Tijuca para outro bairro chamado Santa Tereza. Depois com o tempo e a urbanização da cidade que passou a ter água encanada, o aqueduto de concreto e cimento passou a servir de ponte para que pudesse ligar a linha de bondes entre os bairros de Santa Tereza ao centro da cidade. A construção se destaca no meio da cidade por entre os prédios e morros. Fica bem próximo a Catedral do Rio de Janeiro e a um dos atrativos que vem sendo muito procurado pelos turistas, a Escadaria Selarón.

A Escadaria Selarón fica cerca de 2 min a pé dos Arcos da Lapa. Era conhecida como escadaria do convento de Santa Tereza, ligando a parte baixa do bairro da Lapa a parte alta do Bairro de Santa Tereza.




Em 1990 um artista chileno chamado Jorge Selarón, por iniciativa própria, começou a renovar e a colocar azulejos nos degraus da escadaria. Começou catando pedaços de azulejos descartados em obras, mas começou a receber azulejos doados de vários lugares do mundo. Jorge Selarón criava obras e pinturas para sobreviver, e passava os dias na escadaria renovando seus degraus. A conclusão de todo esse trabalho, podemos ver hoje, uma escadaria colorida, com azulejos de todo o mundo, e pessoas vem para tirar fotos e procurar o azulejo do seu país de origem.



A escadaria virou um ponto de encontro, com bares e restaurantes e muita agitação.

Visitando o Rio de Janeiro, agende seu tour conosco, temos guiasque vão te levar a uma experiência ainda mais incrível pela cidade do Rio de Janeiro!

0 comentário
bottom of page