top of page

Breve história de Nossa Senhora Aparecida - Padroeira do Brasil

Atualizado: 28 de set. de 2022



Em 12 de outubro de 1717, três pescadores chamados: Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedrosa, tinham a missão de trazer peixes para ser o alimento para as refeições do governador da capitania da época, que visitava a pequena cidade de Guaratinguetá. Os três pescadores saíram em seus barcos pelo rio, aquela época não era propicia para pescar, porém, jogavam as redes, mas não conseguiam pescar nenhum peixe. Já aflitos, jogaram a rede, e quando puxaram, viram que haviam pescado alguma coisa, mas não era um peixe. Olharam com atenção e viram que era uma imagem de uma santa, mas estava sem cabeça. Decidiram novamente jogar ar redes, puxaram, e perceberam que havia outra coisa agarrada na rede que não era peixe, e para surpresa, eles haviam pescado a cabeça da imagem. Juntaram o corpo com a cabeça e perceberam que era uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, uma pequena imagem da mãe de Jesus, feita de terracota, já enegrecida por estar há algum tempo dentro do Rio. Os pescadores ficaram muito admirados de essa imagem aparecida nas suas redes, e pensaram que aquilo poderia ser um sinal. E insistiram em jogar as redes mais uma vez no rio. Quando puxaram, vieram tantos peixes, que encheram as canoas, e gritavam, é um milagre!

Depois desta pescaria onde apareceu para eles essa pequena imagem, eles levaram para casa, contaram essa história, e a partir dali, fizeram uma pequena capela e rezavam para Deus diante da pequena imagem da senhora aparecida.

As orações entorno dessa imagem cresciam, os moradores locais se reuniam na pequenina capela onde a imagem foi colocada para rezarem, e muitos relatos sobre milagres começaram, um deles, muito conhecido, foi que durante uma oração, as chamas das velas se apagaram, por um tempo, mas depois, misteriosamente, as chamas das velas se acenderam! Ainda outros milagres muito conhecidos foram relatados, como o caso do escravo Zacarias. No Brasil, ainda era o tempo da escravidão, e a região haviam muitas fazendas com escravos, e um havia fugido, mas foi capturado, e no caminho de volta para a fazenda, o escravo pediu para rezar diante da imagem, e no momento da oração, por um milagre, as suas correntes se partiram, e ele ficou livre!

Ainda outro milagre, sobre um jovem que não acreditava em Deus, e estava zombando da fé do povo que rezava em volta da imagem, em um momento, ele quis entrar com seu cavalo na capela, mas, o cavalo ficou preso no chão! Suas ferraduras ficaram marcadas na pedra da porta de entrada da igreja, ainda hoje se pode ver essa pedra na sala dos milagres no santuário.

E assim, desde 1717, a devoção a imagem aparecida nas redes foi crescendo e se espalhando por todo o Brasil, foram inúmeros milagres de Deus, através dessa devoção a mãe de Jesus. Construíram para ela uma igreja maior, que hoje chamamos de Basílica Velha, e nos anos 50, começaram as obras do atual Santuário Nacional. O novo santuário é o maior santuário dedicado a mãe de Jesus no mundo, e somente a Basílica de São Pedro em Roma, é maior que ele. Todos os anos, centenas de milhares de peregrinos e devotos vão ao santuário para rezar para Nossa Senhora Aparecida. Muitos estrangeiros também visitam. A Pallotti Tour nos seus roteiros de peregrinações, já levou centenas de poloneses e pessoas de outras nacionalidades para conhecer este santuário e verem a imagem que apareceu no rio.

Hoje, dia 12 de outubro, é feriado nacional no Brasil. E o santuário costuma ficar lotado com os tantos peregrinos, neste ano, a pandemia, não poderá levar tantos devotos para lá, mas podemos nos unir em oração a mãe de Deus e nossa, para o fim dessa pandemia, e que possamos em breve, juntos, poder peregrinar para Aparecida e rezar agradecendo a Deus os milagres e graças!

Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós! Amém!





0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page