top of page

Conheça 5 personalidades importantes nascidas na Polônia.


A Polonia é um país fascinante. E nos nossos últimos artigos estamos mostrando um pouco desse lugar incrível na Europa. Já falamos motivos para visitar o país, mas neste artigo vamos falar rapidamente de alguns poloneses que são importantes, famosos e conhecidos!


Nicolau Copérnico – Mikołaj Kopernik

Nascido na cidade de Toruń em 1473. De família católica, foi astrônomo, matemático e cónego da igreja católica. Sua contribuição para a humanidade foi a teoria do Heliocentrismo, na qual considerou o Sol como o centro do sistema solar. A astronomia se desenvolveu muito depois dessa teoria. Em sua cidade natal, é possível visitar a casa onde nasceu e um monumento dedicado a ele.




Frédéric Chopin – Fryderyk Franciszek Szopen

Nascido na cidade Zelazowa Wola em 1810. É um dos compositores e pianistas mais famosos dos mundos. Suas composições inovaram formas musicais como a balada. Era muito patriota e compôs obras importantíssimas para a música clássica nacional da Polônia.

Chopin fez vários concertos pela europa, e morreu em Paris em 1849. Seu corpo foi enterrado em Paris, mas seu coração foi levado para Varsóvia, e está até hoje, lacrado em um pilar da igreja da Santa Cruz. Ao Visitar Varsóvia, é possível ver um monumento dedicado a ele no Parque Łazienki, e ouvir concertos com suas obras durante o verão.




Marie Curie – Marie Skłodowska- Curie

Nascida em Varsóvia, foi a primeira mulher na história a receber o prêmio Nobel e a única que recebeu duas vezes, o de Física e de Química. Ela conduziu as pesquisas no campo da radioatividade, e já na França, descobriu com seu marido os elementos químicos polônio e rádio. Ela morreu na França, e seu corpo está enterrado no Panteão de Paris em homenagem as suas realizações. É possível ver uma estátua dedicada a ela em Varsóvia em frente ao instituto do Rádio e outra na cidade de Lublin.


- Santo Papa João Paulo II – Karol Józef Wojtyła.

Nascido em Wadowice em 18 de maio de 1920. Estudava na Universidade Jagelônica de Cracóvia e participava de grupos teatrais. Durante a segunda guerra, sentio o chamado para o Sacerdócio e foi ordenado padre católico em 1 de novembro de 1946 onde celebrou sua primeira missa na catedral do Wawel em Cracóvia. Durante seu ministério sacerdotal, ele foi professor na universidade Jaguelonica de Cracovia e na Universidade Católica de Lublin. Era um padre muito inteligente e muito próximo dos jovens. Foi ordenado bispo da igreja católica em 1958, sendo o bispo católico mais novo da Polonia, com 38 anos, e exerceu seu ministério episcopal na arquidiocese de Cracovia como Bispo auxiliar. Em 1967 o bispo Karol Wojtyła foi nomeado cardeal. E finalmente em 1978 ele foi eleito para ser Bispo de Roma, tornando-se papa da igreja católica apostólica Romana. Ele adotou o nome de João Paulo II e se tornou o 264° papa depois de São Pedro. O Papa João foi um dos mais conhecidos e queridos, visitou 129 paises, escreveu muitos documentos importantes para a igreja, criou a Jornada Mundial da Juventude e deixou muitos legados para todo o mundo. Ele morreu no dia 2 de abril de 2002. Em 27 de abril de 2013, ele foi canonizado pelo Papa Francisco. Em toda a Polonia é possível ver diversos monumentos dedicados a ele. Mas em Cracovia está o Santuário dedicado a ele, com algumas de suas relíquias. E também é possível visitar a casa onde ele nasceu e a igreja na qual ele foi batizado em Wadowice.



- Robert Lewandowski –

Nascido em Varsóvia em 21 de agosto de 1988. É o polonês mais famoso no brasil na atualidade. Jogador de futebol, capitão da seleção polonesa, venceu muitos títulos pelos clubes que defendeu e foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA em 2020.

Começou a jogar num clube da 4° divisão polonesa – Delta Varsóvia, depois foi para o Légia Varsóvia, jogou ainda no Lech Poznan na 1° divisão. No ano de 2010 ele foi contratado pelo time alemão o Borussia Dortmund, venceu alguns campeonatos, e foi contratado pelo Bayern de Munique também da Alemanha em 2014. Na Alemanha ganhou muitos campeonatos. Atualmente ele joga no clube espanhol Barcelona.



0 comentário

Kommentare


bottom of page