top of page

Paraty – Uma cidade, muitos encantos.

Paraty é uma cidade importante que está localizada ao sul do Estado do Rio de Janeiro. A distância de Paraty para a cidade do Rio de Janeiro é de 250 km e para cidade de São Paulo são 280 km. Mas o que tem de tão especial nessa cidade? Tudo.




Paraty está ligada a história do Brasil. Os primeiros moradores de Paraty eram os índios, alguns ainda vivem ali. E o nome Paraty da língua indígena, significa em português peixe branco. Todos já devem saber que o Brasil foi por muitos anos colônia de Portugal.

E um período importante nessa história foi chamado de Período do Ouro. O século XVIII foi muito importante para história do Brasil e de Paraty, quando os portugueses começaram a exploração do Ouro e diamantes nas terras onde hoje conhecemos como Minas Gerais. Todo o ouro e pedras preciosas extraídos dessas minas deviam chegar ao porto para serem levadas para Portugal. E Paraty teve sua grande importância, pois nela havia o porto onde embarcava os navios com ouro para Portugal. O caminho do ouro, também chamado de caminho real, são trilhas onde passavam os animais e tropeiros carregados de ouros das minas em direção ao porto em Paraty. Desta forma, a cidade começou a se desenvolver, e ter muitos habitantes, se tornando muito importante para o Brasil. Mas, com o tempo, a extração de ouro diminuiu e o foco no Brasil passou a ser o cultivo de café, assim Paraty caiu no abandono. A cidade só voltou a prosperar a partir dos anos 1970, quando foi construída a rodovia que liga a cidade do Rio de Janeiro a cidade de Santos em São Paulo. Com o acesso mais fácil, a cidade passou a ter muitos turistas.




Paraty é uma cidade histórica tombada pelo patrimônio histórico nacional e ganhou o título da UNESCO de patrimônio mundial pela cultura, flora e fauna.

Além da parte histórica que preserva construções coloniais, igrejas, e suas ruas de pedras que se chama “pe -de-moleque”, Paraty tem a natureza. Cercada pelo Parque Nacional da Serra da Bocaina, a mata atlântica, com muitas cachoeiras e rios, ainda tem a Baia de águas cor de esmeralda e dezenas de ilhas paradisíacas.

Paraty é uma cidade para quem gosta de cultura e natureza, durante o dia, podem fazer o passeio a pé pelas ruas, visitando igrejas e construções coloniais, ou ainda fazer um passeio de barco pelas ilhas e para quem gosta mais de aventuras, percorrer de JEEP, as praias mais escondidas, cachoeiras e trilhas. Durante a noite não faltam opções para se divertir e comer. O centro histórico é repleto de bares e restaurantes.




Paraty tem um calendário de eventos muito animado, são festas tradicionais ligadas ao calendário religioso católico e comemoração dos santos padroeiros, também festivais gastronômicos, literários, culturais e fotográficos.

Uma tradicional festa que todo ano acontece na cidade é a festa da cachaça. Cachaça é uma bebida tradicional no Brasil. É uma bebida destilada produzida da cana-de-açúcar, e Paraty é uma das maiores produtoras de cachaça. É possível fazer visitas e provar cachaça durante sua estadia em Paraty. É com cachaça que se faz a bebida mais conhecida e tradicional no Brasil – a caipirinha. Em todos bares e restaurantes em Paraty é possível experimentar a caipirinha. São apenas 4 ingredientes, cachaça, limão, gelo e açúcar.

Paraty é sem dúvidas uma cidade que não pode ficar fora do roteiro na sua visita ao Brasil.

Quem gosta de agitação pode visitar Paraty na alta temporada, durante os eventos, mas precisa agendar antecedencia, senão não encontrará vagas. Quem quer visitar a cidade com mais calma, pode procurar as datas fora da alta temporada e eventos. Durante os meses de março e novembro costuma chover mais, e os meses de Junho, Julho e agosto os dias são mais bonitos e chove menos.



Gostou de saber mais sobre Paraty? Deixe seu comentário e pergunta. Tem alguma outra cidade no Brasil que gostaria de saber mais sobre ela? Deixe nos comentários.

E quando quiser vir conhecer Paraty, fale conosco, temos guias especializados, e toda estrutura para receber você, seu grupo com atendimento exclusivo!




0 comentário
bottom of page