top of page

Petrópolis - Cidade Imperial


A cidade de Petrópolis fica cerca de 1h20min de distância da cidade do Rio de Janeiro.

O nome da cidade é uma homenagem ao imperador do brasil, Dom Pedro I, que significa – a cidade de Pedro.


A cidade de Petrópolis foi a primeira cidade planejada do Brasil. Em uma de suas viagens, Dom Pedro I se encantou pelo local onde hoje é a cidade de Petrópolis, e sonhava em poder construir uma moradia naquelas terras, e comprou um terreno. A localização próxima as montanhas, um clima agradável e fresco, para fugir do verão quente do Rio de Janeiro. Mas Dom Pedro I não pode realizar seu desejo, porém anos mais tarde, seu filho Dom Pedro II, construiu a casa de verão para a Família Real, fundando ali uma nova cidade. Com a Familia Real passando suas férias na cidade, muitos outros nobres da corte também começaram a morar na cidade, e com isso, atraiu o comercio e a urbanização. Dom Pedro II incentivou muitos imigrantes que chegavam da Alemanha, Áustria e Suíça para irem trabalhar em Petrópolis, e assim a cidade crescia, com uma colônia alemã e seus costumes.


Um dos responsáveis pela urbanização e planejamento da cidade foi o engenheiro alemão Júlio Frederico Koeler.

Visitar Petrópolis é voltar no tempo da história do Brasil. Imaginar aqueles exploradores andando pelas matas, e fundando as cidades. Além de poder visitar a casa da Familia Real, que hoje é um museu, também outros atrativos, como o Pálacio de Cristal, Palácio Quitandinha, o primeiro cassino construído no Brasil, que tem em sua arquitetura herança dos colonos europeus. E muitos outros prédios importantes como a casa da Princesa Isabel, a casa de Santos Dumont, considerado o pai e criador do primeiro avião.

A catedral de Petrópolis, dedicada a São Pedro de Alcântara, merece até um post só pra ela, é ponto certo a ser visitado.

Além dos atrativos históricos, temos a natureza, o clima das montanhas, a mata atlântica e também uma atração a parte que é o tour cervejeiro. Petrópolis tem muitos rios e nascentes, e ali foi fundada a primeira fábrica de cerveja do Brasil – Bohemia. Aproveitando as águas puras dos rios, muitas outras cervejarias estão na cidade, portanto, depois de um tour histórico, nada melhor que visitar a fábrica de cerveja e poder brindar com os amigos.

Venha conhecer Petrópolis conosco. Contamos com guias locais especializados. Organizamos sua visita a partir dos aeroportos ou dos hotéis no Rio de Janeiro ou Niterói! Junte sua familia, amigos ou grupo e venha conhecer essa linda cidade!




0 comentário
bottom of page