top of page

Quinta-Feira Gorda “Tłusty czwartek” - Curiosidades sobre a Polônia

Atualizado: 14 de abr. de 2021

A Polônia é um país com muitas tradições, que muitos de nós brasileiros não conhecemos. Hoje é comemorado a quinta-feira gorda em polonês: Tłusty Czwartek.

Mas que tradição é essa? A tradição consta em comer muitos doces, e o mais tradicional é o “Pączki” que conhecemos aqui no Brasil como “Sonhos”. É um bolinho frito, com recheio de geleia de frutas, ou chocolate, muito gostoso. E neste dia os poloneses fazem filas nas padarias para poder comprar o seu. Eles dizem que comer o sonho neste dia traz sorte para o ano todo.

Essa tradição se dá sempre na última quinta-feira antes da Quarta-Feira de Cinzas. Tem uma ligação religiosa, porque, pela tradição católica, na Quarta-Feira de Cinzas inicia-se a quaresma, um tempo de penitência e jejum, onde os católicos deixam de comer guloseimas, carne, beber, etc. Então, nesta quinta feira, eles aproveitam para comer bastante. Aqui no Brasil e em outros países chamamos de gorda a terça-feira, que é o dia do Carnaval, e com o mesmo sentido da tradição, comer carne a vontade e iniciar o tempo penitencial da quaresma na Quarta-Feira de Cinzas.

É um fato muito legal e interessante, porque nem todos sabem que o s

onho é um doce típico na Polônia, e que aqui também comemos, não tanto quanto os poloneses que comem aos milhares nesta quinta feira (rsrsrs).

Na região sul do nosso Brasil, especialmente nas cidades onde tem muitos descendentes de poloneses, alguns ainda guardam essa tradição e podemos encontrar o sonho tal como é feito na Polônia.

E aí, gostou desse post? Quer saber mais sobre a Polônia? Deixe seu comentário! Mande perguntas e sugestões.

E aproveite vá até a padaria, e compre o seu sonho e smacznego!






Posts recentes

Ver tudo
bottom of page