top of page

Varsóvia – A Capital da Polônia.

A atual capital da Polônia recentemente foi eleita o melhor destino turístico europeu em 2023. No nosso artigo com os motivos para conhecer a Polonia, apontamos alguns dos diversos atrativos desse país incrível, e não é por menos que a Capital venceu essa disputa, tendo tantas outras capitais como Paris e Londres.


E por que Varsóvia é um lugar tão especial e que vale a pena ser visitado?

A cidade tem uma história rica, e ela nem sempre foi a Capital do país. A primeira capital polonesa foi a cidade de Gniezno e depois foi transferida para Cracovia, e finalmente no século XVI, Varsóvia passou a ser a capital polonesa. Sua história é datada da idade média, e passou por muitos conflitos, sendo ocupada várias vezes pelos Russos, Suecos, durante o império francês de Napoleão Bonaparte foi a capital do grão-ducado de Varsóvia, durante a segunda guerra mundial ela foi invadida pelos alemães nazistas, em seguida novamente pelos russos com seu exército vermelho.


A cidade de Varsóvia teve 90% de destruição durante a guerra. Todo seu centro histórico, a cidade velha, foi totalmente destruída, a população que era de aproximadamente 1.2 milhões de habitantes e cerca de 450 mil judeus foram presos nos guetos pelos nazistas e mais tarde enviados para os campos de concentração e extermínio. Por conta disso ela é conhecida como a cidade “Fenix” porque foi totalmente reconstruída das cinzas. É um fato curioso, porque ao visitar hoje a Cidade velha, com suas muralhas, nem parece que tudo aquilo foi destruído e reconstruído. Mas em muitos lugares na cidade é possível ver as marcas da terrível guerra.

O centro histórico Varsóvia foi declarado patrimônio mundial da Humanidade pela Unesco em 1980. Além da história, a cidade atrai muitos turistas por ser bem dinâmica, com partes históricas e modernas, uma cidade verde com muitos parques e lugares para descanso como as margens do rio Vístula. No parque Łazienki por exemplo, é possível durante o verão participar gratuitamente de concertos de música de Frederic Chopin, pianista polonês. Além dos parques tem muitos museus e é uma cidade com bastante diversidade nas construções, igrejas lindíssimas, seu centro histórico e o centro moderno, com prédios espelhados e arranha céus.



Vejamos também alguns dados técnicos, como por exemplo, a cidade tem uma população de aproximadamente 1.7 milhões de habitantes. Ela fica centralizada mais ao leste do país. Durante o horário de verão, a cidade tem +5 horas em relação ao horário de Brasília e no horário de inverno +4h. A cidade tem suas estações bem definidas, com neve no inverno, muitas flores na primavera, verão quente e o outono dourado, quando todas as folhas das arvores começam a amarelar e cair. Por estar no hemisfério norte, quando no Brasil é verão, na Polônia é inverno. Quem aprecia o frio pode visitar Varsóvia entre os meses de novembro e fevereiro. Em dezembro especialmente verá a cidade iluminada para o Natal. Quem curte temperaturas mais amenas pode visitar entre abril – maio – setembro-outubro, e ai escolher ver a primavera florida ou o outono dourado.





E antes de terminar esse artigo, não podemos deixar de falar da Sereia de Varsóvia. Quem visita o centro histórica certamente verá seu monumento. Existe uma lenda para o nome da cidade, que está relacionado a lenda da Sereia. Antigos dizem que existiam 2 sereias irmãs que viviam nos mares, e elas vieram do oceano atlântico até o mar Báltico no norte da Polonia. Uma das irmãs ficou encantada pelas águas de Copenhague na Dinamarca, e ficou por lá, e a outra irmã continuou sua viagem até Gdansk no norte da Polonia e resolveu nadar pelo Rio Vístula, e parou para descansar nas areias onde hoje é Varsóvia. Ela gostou muito dali e resolveu ficar. Conta a lenda que a sereia gostava de assustar os pescadores durante a noite e de dia se escondia, e até que um dia, ela resolveu aparecer e cantar para eles.

Os pescadores ficaram encantados com a música e resolveram nunca machucar a sereia, mas um mercador com ganância de ficar rico, pegou a sereia para exibir nas feiras da Europa em troca de dinheiro. Ela ficava trancada numa caixa, e vivia chorando. Mas, um pescador bom, com seus amigos, conseguiu libertar a sereia. E ela prometeu a partir daquele dia, proteger todos os pescadores daquela vila. Diz a lenda que essa seria se chamava “Sawa” e o pescador que a libertou “Warsz” dando o nome para a cidade de Warzsawa em português – Varsóvia.

Com essa lenda emocionante, terminamos esse artigo sobre a capital polonesa.

Cidade encantadora, que precisa estar incluída no seu destino de viagem quando visitar a Europa.



Deixe seus comentários, suas perguntas e se você já conhece Varsóvia, diga o que mais gostou na cidade.







0 comentário
bottom of page