top of page

Niterói


Niterói, cidade localizada a cerca de 20 minutos do Rio de Janeiro. E o que essa cidade tem de tão especial?

Por ser tão perto da cidade do Rio, é possível ver as montanhas e paisagens lindíssimas por outro ângulo, e ainda, conhecer lugares incríveis de Niterói.


Historicamente, Niterói foi muito importante. Uma curiosidade, ela foi a primeira cidade fundada por um índio no Brasil. Niterói foi fundada em 1573 pelo índio chamado: Arariboia. Sua tribo conhecida como “Temeninós” era aliada dos portugueses, e ajudou nas batalhas contra a invasão dos franceses. Com isso o governador geral do Rio de Janeiro concedeu ao índio as terras onde hoje é a cidade de Niterói, e ali foi fundada a aldeia de São Lourenço dos índios, que mais tarde ganhou o nome de Niterói.

Niterói é um nome indígena tupi-guarani que traduzindo para o português significa "água escondida".



Para chegar a Niterói temos várias opções, uma é pela ponte presidente Costa e Silva ou mais conhecida como Ponte Rio-Niterói, que atravessa a Baia da Guanabara, num total de 14km de extensão.

Nesta travessia você pode contemplar toda beleza do litoral das duas cidades. E outro caminho é chegar até a Praça XV, no centro histórico do Rio de Janeiro e embarcar numa viagem de 20 min para o centro de Niterói, navegando pela Baia, numa paisagem muito bonita.

Em Niterói temos muitos atrativos turisticos. Podemos destacar aqui igrejas históricas, museus e fortalezas. Um museu muito famoso, obra do renomado arquiteto Oscar Niemeyer, faz parte de um complexo de obras do arquiteto, chamado Caminho Niemeyer, que começa no centro da cidade, com teatro Popular e termina no Museu de Arte Contemporânea – MAC. O Museu inaugurado em 1996 atrai muitos curiosos pelo seu formato, que parece um disco voador pousado no alto da colina a beira do Mar. Este complexo de obras de Oscar Niemeyer faz de Niterói a segunda cidade com mais obras do arquiteto depois de Brasilia.


A cidade tem lindas praias da Baia da Guanabara, e uma vista belíssima para o Rio de Janeiro, podendo ver o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, a pedra da Gávea,etc. Outro atrativo muito importante é a Fortaleza de Santa Cruz, um forte construído em 1555 para guardar a entrada da baia da Guanabara de navios invasores, esse forte foi muito importante na história, a visita interna é muito interessante, onde podemos ver os canhões e uma vista panorâmica do Pão de Açúcar.


Além dos atrativos históricos, Niterói tem lindas praias banhadas pelo oceano atlântico, as praias mais famosas e bonitas são Itacoatiara, Itaipu e Piratininga. Portanto, depois de um passeio, pode relaxar na praia.

Um atrativo muito especial é ver o pôr do sol, do mirante no morro conhecido como Parque da Cidade, com quase 300 metros de altura, uma vista panorâmica de toda a cidade de Niterói. E para quem gosta de esportes radicais, é possível agendar um voo de Paraglide.



Então, você já conhecia Niterói? Deixe nos comentários o que achou dessa dica de turismo tão perto da cidade do Rio de Janeiro.

E se quiser conhecer Niterói conosco, entre em contato! Nossos guias poderão te levar para um passeio incrível! Organize seu grupo, e venha visitar Niterói conosco!


0 comentário
bottom of page