top of page

Pão de Açúcar.


Um dos pontos turísticos mais visitados do Rio de Janeiro e famoso no Brasil e no mundo é o tema do nosso post de hoje.

Uma ideia incrivel teve o senhor Augusto Ferreira Ramos, em 1908, ao observar os morros da Babilônia, Urca e Pão de Açúcar e imaginar ali, um teleférico que podia levar as pessoas para admirarem as belezas da cidade. Assim em 1910, começaram as obras para instalação dos teleféricos, desde que foram inaugurados atraem milhares de visitantes todos os anos.


O Pão de Açúcar como é conhecido no Brasil, tem esse nome que vem da época quando ainda éramos colônia de Portugal, e no auge da produção da cana de açúcar, os portugueses usavam caixas em forma de cone, chamadas de “Pão”, para carregar o açúcar do Brasil para Portugal, muito parecido com a geografia do morro.

O Pão de Açúcar hoje é um complexo turístico, natural, que podemos contemplar as belezas da cidade do Rio de Janeiro, com vista privilegiada para o monumento do Cristo Redentor, como também bairros do Flamengo, a Baia de Guanabara, a Praia de Copacabana, a floresta da tijuca com os morros da Gávea, e ainda se pode ver do outro lado da Baia a cidade de Niterói. Além desse visual maravilhoso, o complexo é um parque e lugar de encontro cultural. O visitante pode contemplar a natureza, mas também pode assistir show, visitar o “Cocuruto” e saber mais sobre a história do Parque, além de várias opções de lanches e caminhada pelas trilhas em meio a natureza.


Subir o Pão de Açúcar através do teleférico é uma atração a parte. O ponto inicial fica no bairro da Urca, bem próximo a Praia vermelha, aos pés do morro da Babilônia, este trecho é o primeiro, onde o teleférico nos leva por 528 metros até o topo do morro da Urca. Nesse ponto, podemos admirar uma vista panorâmica da cidade, além de ver a exposição de antigos teleféricos. Também encontramos restaurantes e anfiteatro para show, além de um heliporto, de onde partem passeios de helicóptero. Mas a visita continua, caminhando até a próxima estação que levará você por 735 metros até o topo do Pão de Açúcar. O ponto mais alto de todo o complexo e com a vista incrível. Também encontrará, bares, lanchonetes e lojas de souvenir.

O parque não agrada só turistas, mas também, aos amantes de montanhismo. Caso queira poder acessar o complexo, caminhando ou escalando, ele possui cerca de 150 trilhas, mas sempre é bom procurar um guia especializado para se aventurar com segurança. Ou seja, qualquer pessoa pode fazer a visita, o parque conta com meios acessíveis para todos.


Sem dúvida, o Pão de açúcar é um ponto turístico imperdível para quem visita a cidade do Rio de Janeiro.

Todos os anos levamos muitos grupos para visitar o parque, então caso queira maiores informações, como organizar o seu passeio, sua chegada ao Rio de Janeiro, entre em contato conosco, e desfrute do nosso suporte especializado no Rio de Janeiro.

Seja muito bem-vindo e tenha um ótimo passeio!


0 comentário
bottom of page